Caravana da UEP

 
No mês de abril a Uep Cândido Pinto realizará a segunda caravana "Pé na Estrada pela Educação". Com o tema "Eu quero fazer parte dessa riqueza!

O ciclo de crescimento econômico que vive Pernambuco desafia a também desenvolver com menos desigualdades sociais e mais inclusão popular. Para isso, a universidade se coloca como ator principal de qualificação do nosso povo, para formar mão-de-obra qualificada, profissionais cidadãos e pernambucanos que dirijam todo esse crescimento.

Em 24 Instituições do Ensino Superior, do litoral ao sertão, levando atrações culturais, shows, campanhas de conscientização e muita animação! É o que se propõe a Caravana da UEP, que levará o debate do tema central a cada estudante e trará cada anseio local, para que através da mobilização do movimento estudantil, avancemos cada vez mais a educação superior pernambucana, e cada cidadão e cidadã faça parte da riqueza esperada.

Serão discutidos temas como a regulamentação do ensino superior privado, reforma universitária, assistência estudantil, mobilidade urbana, reforma da mídia, PROUPE, financiamento da educação entre outros. Além da reativação do CUCA PE com atividades culturais em todas as universidades.

A caravana vai esta passando em Olinda no dia 3 de abril próxima terça feira na FUNESO. 

Programação:

09:00h : Eu quero fazer parte dessa riqueza! O papel da Universidade no desenvolvimento de Pernambuco.
Convidados: Renildo Calheiros (Prefeito de Olinda), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Secretaria Municipal de Educação de Olinda e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Olinda.

11:00h: Lei do Estágio e o Financiamento da Educação.
Palestrante: Letícia Menezes - Representante da União dos Estagiários de Licenciatura (UNEL).

ANPG Realiza Paralização Nacional em Prol do Reajjuste de Bolsas



Nesta Semana Nacional de Mobilização a ANPG convocou as APG’s e os pós-graduandos de todo o país a realizarem atividades de mobilização em torno do reajuste do valor das bolsas de mestrado e doutorado. A Semana faz parte do “Março Verde e Amarelo”, nome dado à Jornada de Lutas da UNE, UBES e ANPG, série de manifestações que tradicionalmente acontecem nos meses de março e agosto, em torno de pautas referentes à educação.

Sem aumento há quase 4 anos, o valor das bolsas está totalmente defasado e obriga os pós-graduandos a sacrifícios pessoais para continuarem suas pesquisas. Para se dedicarem exclusivamente aos estudos, os pós-graduandos contam apenas com o valor da bolsa para se manter e investir em sua formação (cursos de idiomas, participação em congressos etc), o que torna os atuais valores (R$1200 mestrado e R$1800 doutorado, bolsas CAPES/CNPq) insuficientes.

Paralisação:

Na quinta-feira (29), está convocada uma paralisação nacional das atividades. Os pós-graduandos planejam fazer aulas públicas e panfletagens nas universidades. Também está previsto um "twittaço" às 16h para chamar a atenção da sociedade. Um abaixo-assinado que roda desde o ano passado já recebeu mais de 50 mil assinaturas a favor da causa dos estudantes.

Fonte: anpg.org.br

Plenária da União da Juventude Socialista - Olinda, Define os Rumos Para o 8º Congresso Municipal.

O pátio da Biblioteca Municipal de Olinda foi o local escolhido pela UJS-Olinda para realização de sua plenária municipal para fortalecer o debate entre todos os militantes sobre questões referentes a conjuntura política, além de definir os rumos do 8º Congresso Municipal que será realizado ainda nesse semestre.

Reunindo mas de cinquenta jovens de vários bairros da cidade, a plenária contou com a participação de Matheus Lins, Secretário de Organzação da UJS/PE e Clarence Santos, Secretário de Juventude do Partido Comunista do Brasil - Olinda, que contribuíram com a plenária, trabalhando temas ligados a conjuntura política internacional, nacional e municipal e o papel protagonista da juventude organizada para a construção de uma sociedade mais livre e socialista.


Após um caloroso debate, marcado por várias intervenções, a direção da UJS-Olinda, representada pelo seu secretário de organização, Wellington Lima e pelo presidente, Roberto Santana apresentaram o plano de ação para a construção do 8º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista, iniciando um debate de caráter mais prático, envolvendo questões ligadas a campanha de filiação, organização dos núcleos de bairros e do movimento estudantil, além da necessidade de se instituir um comando para organizar o congresso.

Por fim, depois de muito debate, o planejamento e a comissão provisória para organização do 8º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista foi aprovada por unanimidade pela plenária, ficando um saldo bastante positivo para todos que militam na luta pela construção do socialismo.

A competição Humana


A humanidade e suas relações sociais têm como princípio de organização a competição seja ela positiva ou não. Mas o que é fato é que o ser humano está sempre em constante disputa com os seus semelhantes e consigo mesmo, isso traz consequências que podem transformar as relações interpessoais. O amor, por exemplo, mesmo esse sendo um dos sentimentos mais nobres, é por diversas vezes considerado algo competitivo, que pode levar ao sofrimento, pois a idéia de amar de maneira incondicional leva ao autoflagelo. O poeta, por exemplo, é um nato competidor do amor, porém este compete consigo mesmo. A amizade também é um sentimento que acaba levando o ser humano à competição, pois na tentativa de reconhecimento as pessoas se submetem a agir apenas para agradar o outro, julgando ser essa a maior prova de amizade.
Texto de Roberto Santana

Câmara dos Vereadores de Olinda Realiza Audiência Pública Sobre Mobilidade Urbana.

LOCAL: Câmara dos Vereadores de Olinda - Rua 15 de Novembro, 93 - Varadouro - Olinda/PE.
DATA: 21 de Março de 2012.
HORÁRIO: 10 horas.

O Partido e Seu Tempo: Os 90 Anos do Partido Comunista do Brasil.

Uma das principais virtudes de um partido político é ter a capacidade de responder aos contínuos desafios do seu tempo, sem ficar em desacordo com os seus princípios teóricos e avaliar as conjunturas do seu tempo histórico, visando defender um avanço político coerente com a sua realidade histórica. E prestes a completar 90 anos de fundação, o Partido Comunista do Brasil, fundado em 25 de março de 1922, é um exemplo vivo dessa virtude e justamente por isso que os idais comunistas permanecem vivos no cenário político brasileiro, sendo referência importante na definição da luta pelo socialismo no país.

Diante tantas décadas, os comunistas foram testemunhas da formação republicana do Estado brasileiro, vivenciando de perto a construção de uma nação que ficou marcada por duas ditaduras, pela conquista da democrática e do voto direto, pela privatização das riquezas nacionais, pelo desmonte do Estado brasileiro, devido aos interesses neoliberais orquestrados pelo imperialismo norte-americano e pela vitória de um presidente de origem proletária e de um novo projeto político para a sociedade brasileira no ínicio do século XXI. Foram décadas de protagonismo político, onde os comunistas, estando na clandestinidade ou não, permaneceram firmes na luta pela emancipação e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, tendo em vista a construção de um autêntico desenvolvimento social para o povo brasileiro.

Definindo o socialismo como alternativa mais racional no que diz respeito a concepção de uma sociedade justa e igualitária, o partido comunista sempre apresentou suas bandeiras revolucionárias e transformadoras e respondendo as inúmeras problemáticas sociais, avaliando as diretrizes do socialismo ciêntífico de concepção marxista, mas incorporando essa teoria a realidade histórica do Brasil. E por meio de suas análises e motodologias que o Partido Comunista sempre se colocou como vanguarda na luta contra as complexidades e contradições sociais oriundas de um capitalismo que renova as suas formas de dominação e exploração a cada momento de crise.

Contudo, mesmo diante a tantas transformações, a lógica do capital, de maneira alguma, intimidou a ação do Partido Comunista e o tempo foi o principal responsável para que o partido continuasse a lutar pela unidade da classe trabalhadora e pela superação do capitalismo, reafirmando sempre a sua identidade revolucionária e socialista.

São 90 anos de devoção à luta revolucionária, junto aos movimentos sociais, entidades representativas e nos principais espaços políticos institucionalizados. Eis o partido que carrega consigo, uma invejável galeria de heróis do povo, como Luís Carlos Prestes, João Amazônas, Cristiano Cordeiro, Astrojildo Pereira, Gregório Bezerra, Maurício Grabois, Pedro Pomar, Diógenes Arruda Câmara e tantos outros tribunos, que devotaram sangue, suor e lágrimas para construir uma sociedade democrática, popular e igualitária para todos os brasileiros. 


Entidades Participam de Reunião Pública na ALEPE


Nesta quinta-feira (15), a partir das 09:00 acontecerá uma reunião pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco tendo como ponto de pauta único o Sistema Tarifário e Soluções para a Melhoria do Transporte Urbano na RMR.

A União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) apresentaram ao governador Eduardo Campos um documento com 15 pontos de pautas para a melhoria do transporte público em fevereiro já se mobilizam para participar com bastante representatividade do evento. A idéia das entidades é pressionar as autoridades competentes e o poder legislativo a se colocarem em favor de um transporte de qualidade e planos para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana do Recife. 

477 Anos de Muitas Glórias e História



"Olinda, quero cantar,
A ti esta canção.
Teus coqueirais,
O teu sol, o teu mar, faz brilhar meu coração,
De amor, a sonhar, em Olinda sem igual.
Salve o teu carnaval!"


Parabéns pelos 477 Anos!

Prefeitura de Olinda Realiza Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


Foi realizado hoje no palácio dos governadores, sede do governo municipal de Olinda, uma cerimônia em homenagem ao dia internacional da mulher. O evento contou com presenças importantes como os deputados estadual Luciano Siqueira e Waldemar Borges, do prefeito Renildo Calheiros, vereadores, secretários e várias outras autoridades no cenário político e social.

Na cerimônia também foi inaugurado o quadro da deputada Luciana Santos na galeria dos ex-prefeitos da cidade. Em sua intervenção a deputada valorizou o crescimento significativo das mulheres nos espaços de poder e a luta contra as desigualdades de gênero. 


A UJS Olinda participou do evento e presenteou a deputada Luciana com uma camisa comemorativa ao dia internacional da mulher. 

O evento terminou com uma exposição de pinturas de Edíria Carneiro, artista plástica e grande militante política, filiada ao Partido Comunista do Brasil desde 1945, que faleceu em dezembro de 2011. 

Por Mais Igualdade, Respeito e Espaço na Sociedade!


Parabéns as Mulheres!
As Mulheres que lutam. Que são mães, trabalhadoras, operárias, chefes de Estado...enfim, a Essas guerreiras, que constroem um país melhor, mais justo e igualitário a cada dia.

16° Congresso Nacional da União da Juventude Socialista.


Sem tirar nenhum pé das ruas, nós queremos colocar as duas mãos na rede”. Essa foi a explicação dada por André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), ao Vermelho, sobre os objetivos esperados com a campanha ‘Nas Redes e nas Ruas, Lutando pelo Brasil dos nossos Sonhos’.

Da Redação do Vermelho, Joanne Mota

A campanha que será lançada na terça-feira (13) é o lema do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 07 e 10 de junho.

Em entrevista ao Vermelho, André Tokarski explicou que a ideia da campanha está baseada nas várias manifestações políticas e de luta da juventude pelo mundo. “Movimentos como a Primavera Árabe, os #Indignados de Madri, os lutadores do #occupywallstreet em Nova Iorque, as massivas mobilizações estudantis no Chile, o agosto verde e amarelo ou o #ocupebrasilia por 10% do PIB para a Educação, inspiraram a UJS nesse tema e a juventude socialista se prepara para discutir propostas que superem as desigualdades e injustiças que o capitalismo nos impõe, mas ao mesmo tempo renova e reforça sua capacidade de sonhar e lutar por um novo mundo, mais justo e solidário”, disse o dirigente.

Segundo ele, utilizar as redes sociais torna-se estratégico, abre diversas frentes de luta. “As redes sociais são cada vez mais importantes para a mobilização e participação da juventude. Sabemos que hoje as redes sociais assumiram um papel importante, mas devemos alinhar mais esta arma às mobilizações na rua. Por isso, articular essas duas formas de luta [nas ruas e nas redes] torna-se essencial para apresentar propostas de transformação de mudanças e de novas conquistas e direitos da juventude”.

Redes Sociais e a vitória da juventude:

André Tokarski frisa que ao articular a movimentação nas redes sociais, a UJS garantiu o apoio de diversas entidades sociais e obteve conquistas concretas. Um exemplo disso foi a vitória da União Nacional os Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na aprovação, na Comissão de Educação, dos 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.

“Ações como essa inspiraram o lema para o Congresso deste ano. A internet é hoje a expressão mais democrática dos meios de comunicação, através dela nós podemos contar com a participação de milhares de jovens, seja na elaboração de conteúdos, seja com o compartilhamento destes. Sendo assim, ela se converte em um grande contraponto aos muros erguidos pela mídia, visto que abre espaço para as lutas não só da juventude, mas também a todas as lutas dos diversos movimentos sociais do Brasil e do mundo”, elucida Tokarski.

Quatro bandeiras, um objetivo:

O presidente da UJS destacou também que durante o 16° Congresso serão levantadas quatro grandes bandeiras, as campanhas do ‘Se liga 16’, a luta pela aprovação do Estatuto da Juventude, a Rio+20 e a campanha de combate à violência contra a juventude.

Segundo ele, a UJS está focando na campanha ‘Se Liga 16’ para a mobilização dos jovens para o alistamento eleitoral que ocorre até o dia 9 de maio. “A UJS entende que é preciso fazer valer o que está previsto na Constituição, que é a conquista do voto aos 16 anos.

Sobre a Rio+20, Tokarski disse ao Vermelho que a UJS pretende organizar um seminário internacional da juventude na Cúpula dos Povos, que é uma reunião paralela à Cúpula oficial dos chefes de Estado. O Objetivo é debater a questão do desenvolvimento sustentável e refletir sobre a discussão do chamado capitalismo verde.

Nós participamos do Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre, que além de preparar as entidades sociais para a cúpula dos povos, deixou claro alguns pontos que precisam ser discutidos na Rio+20. Então, a UJS está propondo lançar uma grande campanha de denúncia contra a proposta de capitalismo verde. Ao contrário do que andam propalando, a UJS acredita que para se construir um projeto de desenvolvimento sustentável é preciso pensar primeiro em justiça social. Ou seja, não dá pra fazer justiça ambiental sem pensar em justiça social e sem pensar em um novo sistema de produção frente ao atual”, reflete o dirigente.

Eleições 2012:

Durante a entrevista, Tokarski também falou sobre os desafios da juventude em relação às eleições em 2012. Segundo ele, a UJS irá se mobilizar e apoiar diversas candidaturas juvenis, e todas as pautas apresentadas e defendidas neste ano pelo movimento estarão relacionadas diretamente com a campanha.

A UJS se prepara para a campanha em 2012. Teremos um grande desafio e trabalharemos para eleger companheiros como Manuela D’Ávila, que é dirigente da UJS e será candidata a prefeita de Porto Alegre, Orlando Silva, que é ex-presidente da UJS e concorrerá a vereador em São Paulo, Marcelo Gavião que concorre para vereador em Salvador, o companheiro e ex-presidente da Ubes, Yann Evanovick, que concorrerá para vereador de Manaus, entre outros.

Vivemos hoje no auge da crise do capitalismo nas ditas potências capitalistas e a juventude precisa refletir sobre os possíveis rumos, sobre a sociedade que ela quer construir. Por isso, reforçamos o chamado para a juventude participar o Congresso da UJS, pois será um espaço estratégico para quem quer lutar por um Brasil e um mundo mais justos”, reafirma Tokarski.

Agenda:

No dia 13 de março, a UJS organizará um dia nacional de mobilização para lançar oficialmente o tema do 16° Congresso da UJS. Nesse dia realizaremos panfletagem nas 100 maiores cidades do país e ao mesmo tempo uma intensa mobilização nas redes sociais, com um grande tuitaço com a tag #NasRedesNasRuas.

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda