Juventude Pernambucana Organiza Jornada de Lutas no Estado.



No intuito de se manifestarem frente aos problemas sociais que atingem os jovens pernambucanos, várias organizações resolveram contribuir com as manifestações nacionais da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira através de plenárias unificadas, atividades locais e uma passeata que está sendo programada para o dia 11 de Abril, no centro do Recife.

A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira foi pensada por várias organizações e conseguiu mobilizar lideranças de todas as partes do país para unificar os movimentos juvenis em torno de um calendário nacional de manifestações, a fim de se tornar pública a necessidade de ações governamentais voltadas à questões de interesse comum à juventude.

Pernambuco foi um dos estados que aderiu a essa agenda de mobilização, tornando-se cenário de articulação entre as organizações e movimentos para a construção da Jornada. O objetivo das manifestações estaduais é reforçar a necessidade de políticas públicas voltadas aos jovens e denunciar  problemas específicos do próprio estado, como a violência policial, o tratamento repressor para usuários de drogas, a má qualidade e as altas tarifas cobradas nos transportes públicos, a remoção de comunidades pobres de áreas de interesse imobiliário, a baixa qualidade da educação básica e superior, a carência de políticas de assistência estudantil e por fim, a debilidade das políticas públicas de juventude e dos mecanismos de controle social voltados aos jovens pernambucanos.

A concentração da Jornada será no parque Treze de Maio, localizado no centro do Recife às 13 horas. Muito além que um protesto, os jovens pretendem tomar as ruas da cidade e entregar uma pauta de reivindicações para a Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco e para Assembléia Legislativa de Pernambuco.

A Jornada de Luta das Juventudes em Pernambuco conta com a participação das seguintes organizações: União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), União da Juventude Rebelião (UJR), Juventude Socialista Brasileira (JSB), Juventude Socialista (PDT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Núcleo de Assistência Jurídica Popular (NAJUPE) os Diretório Central dos Estudantes da FUNESO e UPE e diversos Diretórios Acadêmicos e Grêmios Estudantis.

Transformando o Sonho em Realidade - Eleições Para o DCE da Faculdade São Miguel.


No próximo dia 21 de fevereiro os estudantes da faculdade São Miguel vão ter a oportunidade de eleger a nova diretoria que irá representá-los no Diretório Central dos Estudantes. Atualmente a instituição oferece seis cursos superiores, enfermagem, letras, administração, nutrição, fisioterapia e ciências econômicas. Dentre esses cursos existem três diretórios acadêmicos eleitos.

A Chapa Transformar o Sonho em Realidade é composta por dez estudantes e tem como candidato à presidência, o estudante do quinto período do curso de administração, Romero Santos. Entre as propostas defendidas pela chapa, destaca-se a luta pela criação de um plano estadual de assistência estudantil, regulamentação do ensino superior privado e destinação de 10% do PIB, 50% do fundo social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo para educação.

Além disso, a chapa também apresenta propostas direcionadas ao cotidiano da própria instituição, como a ampliação de projetos de iniciação científica, respeito a lei das mensalidades, redução das taxas cobradas pela secretaria dos cursos, além de modernização e ampliação do acervo da biblioteca e redução do valor das multas cobradas quando o estudante atrasa na devolução dos livros.

Segundo Romero Santos, "estamos diante de um momento importante para todos os alunos da faculdade São Miguel. Não podemos admitir que uma instituição de ensino cobre dos estudantes valores tão altos por uma segunda chamada e nas multas da biblioteca. É justamente por isso que no dia 21 de fevereiro todos os cursos devem se mobilizar para eleger um DCE forte, representativo e preparado para defender os interesses dos estudantes, tanto dentro como fora dos muros da faculdade".

E diante dessas razões, a chapa Transformar o Sonho em Realidade convida toda militância da União da Juventude Socialista e as organizações estudantis como a UNE, UEP e DCE´s para apoiá-los nessa luta a fim de eleger mais um Diretório Central dos Estudantes forte, ousado e de luta.

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda