Posse das diretorias da UEP e da UMES movimentam Pernambuco.


Na noite desta sexta-feira (23/09), um evento movimentou o cenário político de Pernambuco, aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco a posse das novas diretorias da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP - Cândido Pinto) e da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES). O evento contou com a presença de lideranças de diversos grêmios e diretórios estudantis do estado inteiro.

Com um ato político bastante representativo, que contou com a presença de Anísio Brasileiro (Reitor eleito da Universidade Federal de Pernambuco), Anderson Gomes (Secretário Estadual de Educação), Jurandir Liberal (Presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Luciana Santos (Deputada Federal), Luciano Siqueira (Deputado Estadual), Paulinho (Presidente do Conselho Estadual de Juventude), Sergio Goiana (Presidente da CUT-PE), Paula Falbo (Conselho Nacional de Juventude), Ângelo Raniere (1º Vice-presidente da UNE) e um representante da Reitoria da UNICAP.

Mais de 200 estudantes estiveram presentes e participaram ativamente cantando palavras de ordem como: "O Movimento Estudantil, Unificado pras Mudanças no Brasil" e "Estudante na rua qual é sua missão: 10% do PIB pra educação". 

Um fato que merece destaque, foi a fala do Deputado Estadual Luciano Siqueira. Num discurso emocionado, ele fez um breve histórico sobre um jovem idealista que foi perseguido pela Ditadura Militar e até hoje inspira gerações a lutar por seus ideias, o nome desse jovem é Cândido Pinto, ex-presidente da UEP, que hoje tem seu nome eternizado numa homenagem justa feita pela entidade que hoje se denomina: UEP - Cândido Pinto.

Após o ato político, foram apresentados os diretores da UEP e da UMES, que subiram ao palco e receberam o apoio dos estudantes presentes. Assim estavam empossadas as diretorias das duas entidades que mais representam os estudantes pernambucanos.
 
Diretoria  da UEP - Cândido Pinto  
Diretoria da UMES  
Fonte:
http://ame-sua-missao.blogspot.com/

UJS: 27 Anos Construindo o Brasil e o Socialismo Com a Nossa Cara

Militantes e Ex-Militantes da UJS em Olinda e Pernambuco falam da importância que a maior organização política de juventude do Brasil e como esta contribuiu para suas vidas e para o povo brasileiro:



"Falar da UJS faz lembrar dos princípios das lutas vividas pelo povo brasileiro, que foram protagonizadas por uma juventude combativa e aguerrida.... A UJS tem a responsabilidade de representar os mais de 50 milhões de jovens do Brasil e conduzir politicamente os seus princípios."

Luiz Neto- Coordenador de Juventude de Olinda e 
                                                                                 Ex- Secretário de Políticas Públicas de Juventude 
                                                                                 da UJS em Olinda.






"Quando comecei a militar na UJS, modifiquei minhas posturas e passei a compreender a necessidade de se fazer uma luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Me orgulho de fazer parte dessa entidade combativa e politizada que tem como objetivo a contrução do socialismo. Parabéns à UJS pelos 27 anos e espero que venham outros muitos anos de muitas lutas, vitórias e avanços para a sociedade brasileira. Viva a União da Juventude Socialista!

Guilherme Carapeba - Integrante do Coletivo 
                                                                                         Universitário da UJS Olinda.


"A União da Juventude Socialista representou pra mim uma escola, uma família e um ideal por onde passei de 2000 a 2010. Viva a UJS  e seus 27 anos de muitas lutas nas ruas, nas escolas e nas universidades. A maior juventude organizada e consciente do Brasil".

Mário Daniel - Ex-Presidente da UJS Olinda.




"UJS é entidade que representa a juventude que acredita numa sociedade mais justa, igualitária, ou seja, uma sociedade socialista. 
é a entidade que escolhi militar pois encontrei minhas ideias dentro dela.
UJS é força, garra, LUTA!
Parabéns pelos seus 27 anos de história!"

Ellis Regina - Secretária Geral da APG da FUNESO.



"Representar as lutas da Juventude brasileira ao longo desses 27 anos, é umas  das característica mas marcante da UJS em todo o território brasileiro, além de se enquadrar como uma entidade que protagonizou nas lutas politicas dos jovens de ontem e do hoje."

Gabriela Oliveira - Comissão de Comunicação da UJS Olinda.



"A UJS pra mim simboliza a rebeldia consciente da juventude brasileira, com muita responsabilidade. Me filiei em 2005, mas já compreendia suas lutas desde os tempos de secundarista. A contribuição histórica que a UJS deu a juventude brasileira é algo imensurável. Através dela, vários jovens conseguem canalizar sua rebeldia para algo realmente importante. A UJS é uma grande escola de socialismo. Aqui dentro, várias gerações conseguiram ver o Brasil de fato e lutaram para conquistar novos e melhores dias! A UJS ajudou a formar diversas lideranlas que hoje lutam por um Brasil mais justo e solidário."

Mateus Lins - Secretário de Organização da UJS Pernambuco.







"Hoje para mim é uma alegria, um prazer, e ainda mais, uma honra poder dizer que passei pela grande escola da União da Juventude Socialista, juntos, os milhares de jovens que fizeram parte dessa entidade, muito mais que militantes apenas, se tornaram escritores de uma página importante da história do nosso país e ainda atuando como protagonistas da construção de uma sociedade mais justa, soberana e democrática, uma Sociedade Socialista."

Clarence Santos(Pastor) - Ex-Presidente da UJS Jaboatão e 
                                                                 Membro Comissão de Juventude do PCdoB de Olinda.



"Conhecer e fazer parte da União da Juventude Socialista me fez entender e enfrentar os problemas que atingem e degradam a sociedade brasileira e me mostrou a responsabilidade de nós, jovens socialistas na luta pelo combate as desigualdades, pela soberania e o desenvolvimento do Brasil e pela construção do socialismo, caminho mais que necessário para nosso povo.
Viva o Brasil! Viva a União da Juventude Socialista!"

Wellington Lima (Negão) - Secretário de Organização
                                                                            da UJS Olinda. 


"Falar da UJS é algo que tenho facilidade pois a UJS foi na minha vida, assim como na de muitos outros jovens, essa um verdadeiro divisor de águas. Como uma grande parcela da juventude brasileira sou pobre criado por um pai que com todas as dificuldades que o sistema capitalista coloca todos os dias. Passei minha vida toda morando em um bairro que tinha todos os problemas sociais: tráfico, prostituição,violência de todos os tipos e onde os jovens sempre faziam parte da parcela que mais sofre com um sistema excludente.... Tive a oportunidade de conhecer a UJS onde transformei completamente minha vida... Hoje luto na construção de um país melhor para todos."

Roberto Santana Alves (Beto) - Presidente da UJS Olinda.






UJS: 27 Anos Em defesa do Brasil, da Juventude e do Socialismo!

1º Encontro Mundial de Blogueiros

Por Altamiro Borges

As novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais, adquirem um papel cada vez mais relevante no mundo contemporâneo. As informações circulam online, contribuindo para democratizar a comunicação – seja nas revoltas do mundo árabe, na “revolução dos indignados” da Espanha, nos vazamentos do Wikileaks ou nas eleições que agitam vários países. A produção cultural e o entretenimento ganham maior difusão na web. A internet passa a fazer parte do cotidiano de bilhões de pessoas.



Num curto espaço de tempo, esta nova ferramenta tecnológica mostra todo o seu potencial para o desenvolvimento – econômico, social e político. Ela coloca em xeque a chamada “velha mídia” – com a queda das tiragens dos jornais e a migração da audiência das TVs e rádios. O impacto já se dá inclusive no terreno da publicidade. Pesquisa divulgada em março mostra que nos EUA os anúncios na internet já superaram os investidos na mídia impressa.

Mais do que nunca é preciso valorizar as novas mídias. É urgente entender melhor este fenômeno e suas tendências; investir mais no seu florescimento e aperfeiçoamento. Há consenso de que elas contribuem para o avanço da democracia. Com este objetivo, a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) e o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, com o apoio institucional da Itaipu Binacional, promovem o 1º Encontro Mundial de Blogueiros, com o tema “O papel das novas mídias na construção da democracia”, de 27 a 29 de outubro de 2011, em Foz do Iguaçu, Paraná (BR).

Programação:

27 de outubro – quinta-feira:

17 horas - Início do credenciamento;

19 horas – abertura oficial com a presença de autoridades e promotores do evento;

28 de outubro – sexta-feira:

9 horas – Debate: “O papel das novas mídias”

- Ignácio Ramonet - criador do Le Monde Diplomatique e autor do livro “A explosão do jornalismo”;

- Kristinn Hrafnsson – porta-voz do WikiLeaks [*];

- Dênis de Moraes - organizador do livro “Mutações do visível: da comunicação de massa à comunicação em rede”;

* Mesa dirigida por Natalia Vianna (Agência Pública) e Tatiane Pires (blogueira do RS);

14 horas – Painel: “Experiências nos EUA e Europa”

- Amy Gooldman (EUA) – responsável pela rede Democracy Now;

- Pascual Serrano (Espanha) - blogueiro e fundador do sítio Rebelion;

- Richard Barbrooke – jornalista da Rússia [*];

* Mesa dirigida por Renata Mielli e Maria Inês Nassif.

16 horas – Painel: “Experiências na Ásia e África”.

- Ahmed Bahgat – blogueiro do Egito;

- Nadine Mo’wwad – blogueira do Líbano [*];

- Pepe Escobar – jornalista e colunista do sítio Ásia Times Online;

* Mesa dirigida por Sérgio Telles (blogueiro RJ) e Leandro Fortes (CartaCapital);

Dia 29 de outubro – sábado:

9 horas – Painel: “Experiências na América Latina”.

- Iroel Sanchez – blogueiro cubano da página La Pupila Insomne:

- Blanca Josales – secretária de redes sociais do governo do Peru;

- Martin Becerra – blogueiro da Argentina;

* Mesa dirigida por Sérgio Bertoni (blogueiro PR) e Cido Araújo (blogueiro SP);

14 horas – Painel: “As experiências no Brasil”

- Emir Sader – blogueiro e articulista do sítio Carta Maior;

- Luis Nassif – criador do blog do Nassif;

- Esmael Moraes – criador do blog do Esmael.

- Conceição Oliveira – criadora do blog Maria Frô e tuiteira.

* Mesa dirigida por Daniel Bezerra (blogueiro CE) e Altino Machado (blogueiro AC).

16 horas – Debate: A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação.

– Paulo Bernardo – ministro das Comunicações do Brasil [*];

- Jesse Chacón - ex-ministro das Comunicações da Venezuela;

- Damian Loreti – integrante da comissão que elaborou a Ley de Medios na Argentina;

* Mesa dirigida por Joaquim Palhares e Altamiro Borges.

18 horas – Ato de encerramento.

- Aprovação da Carta de Foz do Iguaçu (propostas e organização).

[*] Os nomes com asterisco ainda não foram confirmados.

Público alvo

- Internautas dos EUA, Europa, Ásia e África – 20 participantes;

- Internautas da América Latina – 50 participantes;

- Ativistas digitais, jornalistas e estudantes brasileiros – 200 participantes;

Inscrições e estrutura do evento

As inscrições e acertos de viagem e hospedagem devem ser feitos no sítio do Encontro Mundial de Blogueiros. As vagas são limitadas e o prazo de inscrição se encerra em 20 de outubro

UJS Lança Movimento "Tenho Algo a Dizer" ao 39º Congresso da UBES.

Combate à violência nas escolas e à homofobia foram citadas pela diretoa de movimento estudantil secundarista da UJS como pautas importantes da UBES.
Com muita irreverência e combatividade o movimento secundarista da UJS se desafia a construir a maior mobilização do movimento estudantil ate o final do ano, momento em que ocorrerá a etapa nacional do congresso da UBES.

Depois de construir uma belíssima passeata nas ruas de brasília, pedindo a queda dos juros do Banco Central e mais verbas para educação, o movimento secundarista "tenho algo a dizer" construirá grandes debates em todas as escolas do Brasil com o objetivo de traçar os rumos do movimento estudantil para o próximo período. São objetivos do movimento "Tenho algo a dizer" intenssificar a luta pelos 10% do PIB para educação, aprovação dos 50% do fundo social do pré-sal para e educação, além de regulamentar o Pronatec que foi aprovado esta semana no congresso nacional e que criará 3 milhões de novas vagas no ensino técnico brasileiro

Anne Cabral, diretora de movimento estudantil da UJS, afirmou no ato de lançamento da campanha ao congresso da Ubes que "além das bandeiras históricas, o movimento tenho algo a dizer, busca enfrentar outros problemas da escola brasileira, como a violência que tem atingido alunos e professores, a homofobia que tem feito muitas vítimas dentro das salas de aula". Anne ainda afirmou que " o movimento busca reconciliar a comunidade escolar entorno de um projeto modernizante de educação, que atualize as praticas escolares e que traga de volta ao banco das escolas quase cinco milhões de brasileiros e brasileiras que tiveram de abandonar os estudos para poder trabalhar".

Convite


Clique na Imagem para Ampliá-la

#Marcha dos Estudantes em Brasília!


| Convertido para o Blog da UJS-Olinda