Mobilidade Urbana o Jargão da Vez!


Quem depende do transporte público sabe: pegar ônibus ou metrô para ir ao trabalho, escola ou faculdade tem se tornado cada vez mais um transtorno, que se remete a perda de tempo nos longos engarrafamentos e incômodo diário seja com o calor ou com o aperto causado pela superlotação do transporte público.
Para quem anda de carro nos últimos anos com certeza pode ter reparado que o gasto com combustível e a perda de tempo ou longa espera para estacionar o veículo está cada vez maior.

Uma das saídas para o grande problema da mobilidade urbana seria o intenso investimento no transporte público. Para vocês terem uma ideia, atualmente circulam na cidade do Recife mais de 550.00 carros que transportam apenas 25% da população, enquanto o atual transporte público que transporta 60% da população, já as faixas exclusivas para ônibus correspondem a apenas a 20km da malha urbana.

Diante desse mundo dos carros a RMR conta com apenas 18 empresas de ônibus e 4 linhas de metrô. Atualmente as obras como a via mangue e o alargamento do viaduto Capitão Temudo não vieram no sentido de beneficiar o transporte público.

O que deixa esperança é o novo Plano Municipal de Transporte e Mobilidade que tramita na câmara desde o dia 29 de julho de 2011, apesar que o projeto em nível técnico, ainda carece de algumas informações, é louvável que o legislativo municipal da cidade do Recife esteja com interesse em discutir o assunto junto à sociedade, já que a cidade do Recife tem tudo na atual conjuntura de desenvolvimento, para se tornar um dos maiores polos de serviços do país.

Encerro com a frase do consultor em Mobilidade Germano Travassos: "Enquanto uma faixa exclusiva para ônibus é capaz de transportar 104 mil passageiros, quatro faixas livres para automóveis é capaz de transportar em média, 54 mil pessoas".
Por Zanzul Pessoa.

No Response to "Mobilidade Urbana o Jargão da Vez!"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda