Grande Recife divulga mudanças no trânsito e nos coletivos para este Carnaval


As modificações começam a valer nesta sexta-feira (4) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas (9)
Para facilitar a circulação de pessoas e a passagem dos blocos durante os quatro dias de folia, o Grande Recife Consórcio de Transporte, junto com o Governo do Estado, preparou uma séria de modificações que será implementada nos principais focos de animação da Região Metropolitana do Recife (RMR). As modificações começam a valer nesta sexta-feira (4) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas (9).


Durante esse período, 158 linhas terão acréscimos de viagens e veículos. Ao todo, circularão 1.789 coletivos, nas áreas próximas aos polos da RMR, o que significa um acréscimo de 269 ônibus em relação a frota normal. O reforço significará um acréscimo de 3.655 viagens extras, totalizando 15.477 viagens durante os quatro dias de Carnaval.
Também haverá mudanças de itinerário das linhas por conta das interdições realizadas pelas prefeituras de Recife e Olinda, para a passagem de blocos, montagem de palcos, camarotes e arquibancadas. Serão 572 mudanças ao todo.


Com uma linha a mais que o ano passado, em 2011 cinco linhas especiais atenderão os usuários que desejam chegar aos principais focos da festa. Para ajudar na divulgação dessas informações, o Grande Recife preparou mais de 330 mil peças informativas e publicitárias.


Os usuários que precisarem de informações poderão tirar suas dúvidas pelo número 0800 0810 158, que funcionará todos os dias das 7h às 19h. O endereço do Grande Recife na internet também poderá ajudar os foliões.


INTERDIÇÃO DA PONTE DUARTE COELHO
Devido ao fechamento da ponte Duarte Coelho para a montagem da alegoria do Galo da Madrugada, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar, a partir das 22h desta quinta-feira (3), o itinerário de 160 linhas que circulam no centro do Recife. As alterações seguem até o desmonte das estruturas implantadas para o Carnaval no dia 10 de março, quando as vias vão começar a ser desinterditadas. Nesse período, os ônibus que passam regularmente pela Ponte Duarte Coelho vão obedecer a um esquema diferente.


As linhas que circulam na Avenida Conde da Boa Vista nos dois sentidos vão retornar pela Rua da Aurora, seguindo pela Riachuelo ou João Lira e Hospício. Já as linhas que circulam na Avenida Conde da Boa Vista somente no sentido subúrbio/cidade, seguindo pelo Cais de Santa Rita e pelas ruas do Sol e Floriano Peixoto, ou Dantas Barreto vão seguir o trajeto Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Rua do Imperador e Avenida Nossa Senhora do Carmo.


Por fim, as linhas que chegam ao Centro pela Rua Princesa Isabel seguirão pela Praça da República e Rua do Imperador, retornando da Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros e Praça da República. Outra possibilidade é retornar pelo trajeto Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Martins de Barros, Praça da República, ruas da Aurora e João Lira.


Além disso, um pequeno grupo de linhas que sai do Cais de Santa Rita com destino à Avenida Conde da Boa Vista deve trafegar pela Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel e pelas ruas da Aurora, João Lira e do Hospício.




DESFILE DO GALO
As mudanças na circulação de ônibus no dia do desfile do Galo da Madrugada vão ocorrer da meia-noite da sexta-feira (4) à meia-noite do sábado (5). As alterações ocorrem em função das interdições em dezenas de ruas dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José.

As linhas que vêm da Zona Sul (Boa Viagem e Avenida Sul) passarão a ter, provisoriamente, ponto de retorno no Terminal do Cais de Santa Rita. Já as linhas que trafegam pelas avenidas Conde da Boa Vista e Rui Barbosa terão, temporariamente, ponto de retorno na Rua Gervásio Pires. Por fim, as linhas que vêm da Zona Norte (Av. Norte, Igarassu, Paulista e Olinda) vão passar a ter, provisoriamente, ponto de retorno na Avenida Mário Melo.

Ao todo, 50 linhas de ônibus vão operar com 107 coletivos extras, realizando 841 viagens extras (a mais que em sábados normais) durante toda a operação no Sábado de Zé Pereira. No total, serão 1.232 ônibus, que irão realizar 12.223 viagens para atender cerca de 900 mil pessoas que irão se deslocar para o local do desfile.

CIRCULAR DO GALO
O Grande Recife reeditou a linha especial Circular do Galo, que irá possibilitar o deslocamento do Terminal do Cais de Santa Rita, até o Shopping Tacaruna seguindo pelas avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, que são pontos estratégicos de retorno para a Zona Norte da cidade. A operação da linha será realizada com seis coletivos, realizando 80 viagens no sábado. As viagens terão um intervalo médio de 20 minutos, das 7h às 18h, e o valor da tarifa será de R$ 2.

ÖNIBUS RESERVAS
Ao todo, 36 veículos reservas serão distribuídos em sete terminais integrados e em um terminal urbano da Região Metropolitana do Recife. Outros sete ônibus extras estarão estocados na Avenida Dantas Barreto para serem utilizados de acordo com a demanda apresentada no local. Ao todo, 43 ônibus extras estarão à disposição do folião no durante o desfile do Galo. Caso seja necessário, os ônibus irão reforçar a operação das linhas que apresentarem maior demanda. A estocagem funcionará das 8h às 20h do sábado.

Toda a operação do dia será monitorada pela equipe de fiscalização do Grande Recife, composta por 55 fiscais - que será responsável pela distribuição dos coletivos estocados nos terminais integrados e também para garantir a fluidez da operação.

BACURAU
O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o serviço de todas as 41 linhas bacurau, que funciona entre a meia-noite e as 4h da madrugada, aumentando o número de viagens e diminuindo o intervalo entre elas. Com o reforço, essas linhas passarão a ter um intervalo médio entre as viagens de 10 a 30 minutos.

LINHAS DO BACURAU COM REFORÇO DE FROTA
- Alto Santa Terezinha (bacurau)
- Águas Compridas (bacurau)
- Maranguape II (bacurau)
- Rio Doce (bacurau)
- Pau Amarelo (bacurau)
- Torrões (bacurau)
- Mons. Fabrício (bacurau)
- CDU/Várzea (bacurau)
- Ouro Preto (bacurau)
- Nova Descoberta (bacurau)
- Brejo (bacurau)
- São Lourenço (bacurau)
- Amparo (bacurau)
- Jaboatão (bacurau)
- UR-11 (bacurau)
- Alto Santa Isabel (bacurau)
- Dois Irmãos (bacurau)
- Casa Amarela (bacurau)
- Aeroporto (bacurau)
- Candeias (bacurau)
-Residencial Boa Viagem (bacurau)
- Curado II (bacurau)
- Totó (bacurau)
- Cabo (bacurau)
- Curado IV (bacurau)
- Cavaleiro (bacurau)
- Casa Amarela (bacurau)
- Dois Unidos (bacurau)
- Morro da Conceição (bacurau)
- Alto José Bonifácio (bacurau)
- Jardim São Paulo (bacurau) -
UR-02 (bacurau)
- Córrego do Jenipapo (bacurau)
- Jordão (bacurau)
- Dois Carneiros (bacurau)
- Marcos Freire (bacurau)
- Caetés I (bacurau)
- Mirueira (bacurau)
- Igarassu (bacurau)


No Response to "Grande Recife divulga mudanças no trânsito e nos coletivos para este Carnaval"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda