Vídeo - Sou comunista, viva o PCdoB!

O Papel dos Comunistas Para a Construção do Socialismo no Brasil.


Não podemos negar que o socialismo é uma necessidade vital para a classe trabalhadora brasileira. Uma vez que, as contradições sociais inerentes ao sistema capitalista corroboram com a leitura de que esse modelo de produção precisa ser superado, já que o mesmo está falido e, principalmente, desmoralizado.

Quando enxergamos que o mundo capitalista está erguido sobre uma base socio-econômica marcada pela exploração humana, pelo imperialismo, pela guerra e pela exclusão social, somos obrigados a nos manifestar, a favor de uma ruptura com essa lógica que mercantiliza as relações sociais e que aliena as instituições políticas. É nesse momento que passamos a defender um projeto democrático, popular e socialista para construir assim, uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Diante da atual conjuntura, podemos avaliar que a nossa realidade é otimista , mas ainda precisamos conquistar as condições necessárias para um projeto socialista voltado ao povo brasileiro. Ou seja, é necessário avaliar que a nossa situação tem que ser interpretada como uma etapa relevante para o avanço das lutas e do desenvolvimento. O jogo não está ganho para nenhum dos lados. E justamente por isso, é preciso ter ousadia e resiliência, para que possamos aprender e crescer com os nossos erros e assim, promover um debate mais fecundo e ideológico dentro da esquerda socialista.

Temos então, a reponsabilidade de formular uma verdadeira teoria revolucionária para o Brasil, inspirado nas lutas populares e nas experiências políticas ocorridas no país durante toda a sua história. Precisamos disputar e ocupar mais espaços dentro da sociedade, para que nossas ideias sejam amplamente divulgadas. Precisamos mobilizar e conscientizar o povo brasileiro, para multiplicarmos nossas forças, frente ao debate ideológico que temos que travar contra uma esquerda reacionária e uma elite conservadora.

É preciso garantir condições necessárias para endurecermos as lutas. E para chegarmos a esse patamar, torna-se necessário a mobilização popular, a solidariedade aos demais países na luta contra o imperialismo e a formação de um proletariado consciente de seu papel revolucionário, para construção histórica de uma republica dos trabalhadores.

E é nessa conjuntura que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) retoma o seu prestígio frente ao povo brasileiro e vai a luta, a fim de garantir as reformas necessárias para impedir que o capitalismo se reconstrua nesse atual momento de crise e que no seio de suas contradições, possamos unir forças para a supreção total desse nefasto modo de produção que parasita a juventude, descrimina as mulheres, e explora os trabalhadores.

Figuras da UJS-Olinda.

Jelsimar Pimentel é um jovem socialista bastante conhecido nas ladeiras de Olinda, não só devido as suas convicções políticas, como também, devido ao seu caráter espontâneo e boêmio. Olindense praticante, Mazinho (como é popularmente conhecido) considera o sítio histórico da cidade como o seu habitat natural.

Acadêmico do curso de História e militante a União da Juventude Socialista, Mazinho acredita que o socialismo é a alternativa mais racional para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entrou para a UJS no ano de 2005, militando no movimento de estudantes secundaristas. Atualmente, Mazinho administra o Blog Bodega do Mazinho e é uma figura importante na organização do movimento estudantil universitário em Pernambuco.

Reunião do Núcleo da UJS-Olinda no Alto da Bondade.

O Fórum de Juventude do Alto do Sol Nascente coordenado pela dirigente da União da Juventude Socialista, Juliana Dias, mais uma vez mostrou que a transformação social só se concretiza por meio de mobilização popular. E foi nesse último sábado (20/08) que a UJS-Olinda iniciou suas atividades com jovens moradores do Alto da Bondade, por meio da fundação de um fórum de juventude na própria comunidade.

A reunião do fórum contou com a participação de jovens moradores do bairro, além da presença de integrantes da UJS-Olinda, como Juliana Dias, Wallace Melo e Roberto Santana, atual presidente da entidade. Dentre os vários assuntos pautados nesse encontro, destacou-se a falta de infra-estrutura do bairro, para que os moradores tenham uma vida minimanete dígna. Além disso, segundo um dos jovens moradores, o tráfico de drogas ainda é um dos principais problemas ligados a vida da juventude de tal comunidade. Muitos são seduzidos pelos traficantes e acabam se entregando ao vício.
 
Diante desse grande quadro de vulnerabilidade social, a UJS-Olinda assumiu mais um compromisso com a juventude da cidade e vai acompanhar de perto das atuações da juventude do Alto da Bondade para que assim, possamos promover uma maior transformação social na vida de tantos outros jovens marginalizados e excluidos de seus direitos civis.

UJS - Olinda Se Destaca na 3ª Conferência de Juventude de Olinda.

Além de contribuir com a organização da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Olinda, a UJS também foi protagonista nos mais importantes debates que aconteceram no decorrer do evento. As bandeiras de lutas da juventude socialista foram levantadas pelos dirigentes da UJS com muita propriedade e ousadia.

A 3ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude de Olinda é um dos mais importantes espaços criados para os jovens discutirem sobre as suas principais necessidades políticas, sociais, culturais e econômicas e diante disso, a UJS-Olinda não poderia deixar de considerar esse espaço como estratégico para a reforçar as suas principais bandeiras de lutas, com o objetivo de se construir uma sociedade mais justa, igualitária e socialista. É válido ressaltar que, estiveram na mesa de abertura do evento, os dirigentes da UJS-Olinda, Jader Clyton (Diretor da UMES) e Wellington Lima (diretor da ANPG).

Questões como a necessidade de implementação de um Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, criação de linhas de ônibus municipais que trafeguem pela madrugada (o famoso bacural), o investimento de 10% do PIB para a educação e o fim do veto presidencial da lei que garante o investimento de 50% do fundo social da exploração do Pre-Sal para a educação foram propostas elencadas pelos dirigentes da UJS-Olinda nos Grupos de Debates do evento.

Além disso, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Funeso, Anderson Neves, que também é dirigente da UJS foi responsável por uma moção de apoio a luta dos estudantes chilenos na busca por melhorias na educação de seu país, politizando ainda mais os debates e os trabalhos da conferência. Enfim, a União da Juventude Socialista avalia que essa 3ª Conferência de Juventude foi bastante proveitosa para traçar de forma progressiva os rumos das políticas juvenis dentro da cidade.

Recife e Olinda sediará o 38º CONAP da ANPG




A partir da próxima quinta-feira (18), dezenas de pós-graduandos se reunirão em Recife e Olinda para o 38º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) da ANPG: “A Formação de Recursos Humanos e o Desenvolvimento do Brasil”.

O estado de Pernambuco receberá os integrantes das APG’s e comissões pró-APG do Brasil todo que debaterão, nos 4 dias do fórum, temas importantes como a campanha de bolsas da ANPG, o PNPG 2011-2020, e a convocação do próximo congresso da entidade.

Veja a programação completa.

Plenária de jovens comunistas do PCdoB Olinda

Clique na imagem para ampliá-la

Festa do Estudante em Olinda!


Acesse o link no Facebook: Festa do Estudante

Video Sobre o 52º Congresso da UNE.


O MEC e a Pós-Graduação Lato Senso.


Nas vésperas de mais um Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos - CONAP, evento que reúne várias lideranças estudantis de todo o país, visando ampliar o debate sobre políticas educacionais e produção ciêntífica e tecnologica no Brasil, o Ministério da Educação, estabelece novas regras para os cursos de especializações, que são conhecidos como pós-graduação Lato Senso.

É válido ressaltar que esse debate sobre as instituições e os cursos de especializações é uma bandeira de luta presente em vários debates, promovidos pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (entidade que está promovendo o CONAP), que defende claramente, uma politica de regulamentação para esses cursos. E pelo que parece, a atuação da entidade foi bastante positiva e as suas reinvidicações chegaram na pauta do Conselho Nacional de Educação, que por sua vez,  passou a elencar um conjunto de regras mais criteriosas para o credenciamento das instituições que oferecem cursos de especializações.

Dessa forma o MEC passou a não reconhecer as instituições não-educacionais, como sindicatos, ONGs ou hospitais no que diz respeito, a oferta de algum curso de especialização, dando a alternativa para que essas instituições passem a oferecer apenas cursos livres ou poderão oferecer uma pós-graduação na modalidade strictu sensu, na modalidade de mestrado profissional, no entanto, sujeitos a fiscalizações e regulamentações feitas pela CAPES.

Dessa maneira, acredito que o ministro Fernando Haddad, junto ao Conselho Nacional de Educação sinalizou de forma positiva para os anseios de vários pós-graduandos que ressaltam a necessidade de uma regulamentação mais rigorosa para as especializações oferecidas, tanto por instituições de ensino superior, quanto pelas demais instituições não educacionais.

Pois bem, ainda temos muito o que avançar para que tenhamos uma pós-graduação que esteja a serviço do desenvolvimento social do país, mas, acredito que estamos no caminho certo para que essa realidade seja concretizad, principalmente por meio da participação dos estudantes de todos os cantos do país e assim, pensarmos em uma produção científica eficaz para melhorar a vida de muitos brasileiros.

Por Wallace Melo.

Figuras da UJS-Olinda.

Nome: Wellington Lima Pereira "Negão".

Militante da União da Juventude Socialista, desde 2009, Wellington Lima, após o último congresso da UJS-Olinda passou a assumir a tarefa de cuidar da organização interna da entidade, cabendo ao mesmo, a função de acompanhar e orientar politicamente as atividades desempenhadas pelos demais militantes dentro do município. 


Mesmo antes de tornar-se membro da UJS, Wellington Lima sempre manifestou uma grande afinidade com as lutas sociais e com grupos políticos de ideologia marxista. Quando era estudante do Ginásio Pernambucano, sempre participava das manifestações estudantis. E nos tempos em que fez o curso de História, Wellington atuou no movimento estudantil de forma bastante aguerrida, manifestando-se em favor a causa estudantil e lutando por uma melhor educação para o país.

Atualmente, além de ser diretor de organização da UJS-Olinda, Wellington Lima divide o seu tempo, como professor de história e também, como tricolor praticante, uma vez que, quando não está em sala de aula ou em alguma de suas atividades políticas, o "negão", com absoluta certeza, está debatendo sobre o seu time favorito, o Santa Cruz Futebol Clube.

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda