XI congresso da UMES é um sucesso e elege 3 diretores da UJS Olinda


Nos últimos dias 8, 9 e 10 aconteceu na cidade de Ipojuca, na Escola Estadual Domingos Albuquerque, o XI Congresso da União Metropolitana do Estudantes Secundaristas (UMES), onde levou mais de 200 estudantes de toda a região metropolitana a discuti e debater um ensino de qualidade e mais investimentos pra educação. Na pauta podemos citar temas como 10% do PIB para a educação, 50% do fundo social do pré-sal para a educação, democratização nas escolas entre outros temas.




Também foi apresentado no Congresso a nova música que embalou o congresso da UMES e vai embalar em todas as escolas, música de MC Luck de Abreu e Lima, futuramente disponível aqui no blog.



No ato de abertura esteve presente algumas personalidades como o coordenador de assuntos políticos do SINPRO-PE, Jackson Bezerra, tivemos também representante do SINTEPE, da Secretaria de Educação Estadual e da Prefeitura de Ipojuca. Logo após teve uma homenagem aos ex-presidentes da UMES, estavam la presentes: Sidney Mamede, Laudijane Domingos, entre outros.



O presidente eleito da UMES para o próximo biênio foi Alesson Barbosa, Estudante do Ginásio Pernambucano, com a tese "Eu Vou no Bloco dessa Mocidade", Alesson conhece a realidade do estudante na região metropolitana, não muito diferente da realidade estadual e nacional, e sabe das dificuldades enfrentadas e dos grandes desafios para os próximos dois anos. "Compromisso assumido com todos os estudantes, vamos mostrar que somos a juventude mais politizada do país", disse Alesson.

Na direção da UMES foram eleitos 3 diretores da UJS Olinda: Jader Cleyton, do colégio Estadual de Olinda; Romildo Júnior, da Escola Tabajara e Ancelmo Henrique, da Escola Padre Francisco Carneiro.


"O congresso foi importante pois teve vários debates enriquecedores, vou batalhar pra fortalecer e unificar o movimento estudantil em Olinda pra enfrentar as barreiras e discutir a educação, como também o modelo de vestibular das universidades públicas, pois ela é para todos e principalmente para os estudantes de escolas públicas", disse Jader.


Para Romildo, para que o movimento cresça em Olinda é preciso estar constantemente visitando as escolas, conversando com os estudantes, participando e promovendo atividades culturais e de lazer que atraiam os estudantes como torneio de futebol, basquete, aulas de danças, cinema, assimo como palestras para esclarecer o estudante de seus direitos e deveres.



Ancelmo diz que o primeiro passo para Olinda é formar grêmios em cada escola para atrair o máximo de estudantes, fortalecendo o movimento estudantil na cidade, fazendo com que os estudantes sejam fiscais das escolas e da aplicação das normas e falou da importância dos debates no congresso e da necessidade de ampliar esses debates nas escolas.

A UMES sai amplamente fortalecida nesse congresso, momento de ampla discussão e onde se levantou as principais bandeiras do movimento estudantil.


 Manu,Alesson,Jader,Romildo,Ancelmo


Fotos: Gabriela Oliveira

No Response to "XI congresso da UMES é um sucesso e elege 3 diretores da UJS Olinda"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda