Jovens Protestam Contra o ENEM!


A insatisfação pelas trapalhadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu seu ápice ontem em Niterói, no Rio de Janeiro. Cem estudantes protestaram na Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade, levando cartazes e chegaram a queimar a bandeira nacional e um caderno de provas do Enem. Para provar que não estão satisfeitos com os rumos do Ministério da Educação (MEC), candidatos de todo o país estão programando um grande protesto na próxima segunda-feira, feriado da República. Os horários e os locais em cada estado são informados por comunidades criadas no site de relacionamentos Orkut.

 Em Pernambuco, a mobilização é feita pela comunidade Protesto Pela Educação, com mais de 650 membros. Cerca de 200 estudantes do estado estão sendo aguardados a partir das 13h30 em frente ao posto Petrobrás do Derby, próximo ao Colégio Contato.

O grupo promete levar carro de som e chamar a atenção da sociedade para o que consideram ´uma grande palhaçada`. Os organizadores do evento pedem aos participantes que vistam camisa preta ou amarela e pintem o rosto ou tragam apito, nariz de palhaço e cartaz. ´Queremos pressionar as autoridades para alterar o formato do Enem no próximo ano. Precisamos mostrar a nossa insatisfação diante do que está acontecendo`, afirma um dos organizadores do protesto, Thun Min, fera de química. Outros protestos também estão sendo programados para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Minas Gerais e Paraná.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Com absoluta certeza, por um ENEM como esse, o MEC não esperava. O que era a receita ideal para democratizar o acesso do estudante brasileiro na universidade, está se tornando um problema, pois a mobilização vem crescendo em todo o país, deixando o ministro Fernando Haddad com um grande problema bem no final do governo Lula.

No Orkut, a Comunidade: Protesto pela Educação, a cada dia que passa, ganha mais adeptos e militantes dessa nova causa de novos atores do Movimento Estudantil. O citado movimento, está organizando uma grande manifestação no dia 15/11/2010 na Conde da Boa Vista em Recife, além de outras manifestações em outros estados do Brasil. Ou seja, o movimento é de abrangência nacional.

O Texto abaixo foi retirado da comunidade: Protesto pela Educação, no orkut.

Data: 15/11/2010
Local: Av. Conde da Boa Vista
Horário de PE: 14h às 16h
Concentração: 13h30, no Posto Petrobrás (Próximo ao Colégio Contato)
Destino: Praça da República

CAMISA: PRETA OU AMARELA
P.S: ROSTO PINTADO DE VERDE E AMARELO.
LEVEM APITOS, NARIZ DE PALHAÇO E CARTAZES!

O ENEM foi só a gota d'água! A intenção do movimento é conscientizar a população estudantil e jovem do país a lutar contra o descaso das autoridades diante do sistema educacional. Não importa quem esteja no poder, temos que cobrar do mesmo jeito: é o nosso papel como elite pensante do país. VAMOS FAZER COM QUE SEJAMOS OUVIDOS! Agora, para isso, é preciso apoio. Quem daqui vai apoiar? Falando com seriedade, quero pessoas que realmente estejam interessadas em mudar algo. E agora, vai continuar sentado na frente do seu computador ou vai fazer alguma coisa?

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King.

Matéria Retirada do Blog: www.centrodasjuventudes.blogspot.com


No Response to "Jovens Protestam Contra o ENEM!"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda