Estudantes de Olinda Com Medo.

Nos últimos meses a segurança nas escolas públicas de Olinda vem sendo bastante questionada, ocupando espaço garantido nas páginas policiais.

A cerca de um mês atrás um ex-aluno da Escola Estadual Áurea de Moura Cavalcanti em Ouro Preto, ameaçou de morte a gestora, professores e alunos da unidade de ensino. Desde então alunos da escola que é uma das maiores da rede estadual no município vivem com medo de que uma trajédia ocorra. A escola vive guardada constantemente pela polícia para evitar o pior.

Nesta terça foi a vez da Escola Estadual Tabajara ser vítima do terror e da violência. Um jovem que estava sendo perseguido por um homem armado pulou o muro da escola por volta das 15h, em pleno horário de aula, tentando se esconder, o homem também invadiu a escola e atirou cinco vezes tentando atingir o adolescente. Na semana passada houve um tiroteio em um bar que fica em frente a escola.

Além dessas ocorrências de maior gravidade podemos ver constantemente a violência em forma de agressões entre os alunos, falta de respeito na relação entre professores e discentes e funcionários, intolerância da direção das escolas etc.

É preciso a construção de uma política de conscientização sobre a política de paz nas escolas; uma maior interação entre escola e comunidade; combate a miséria; uma escola em tempo integral de qualidade e uma maior formação profissional e inclusão do jovem no mercado de trabalho. Só assim poderemos ter ma sociedade mais justa e pacífica, além de uma escola que consiga combater os problemas sociais. 

1 Response to "Estudantes de Olinda Com Medo."

Jorge Bichuetti - Utopia Ativa disse...

Amigos de luta, a vida anda permeada de violência e somente o repensar da realidade nos libertará, verdadeiramente.
Abraços com carinho, jorge bichuetti
www.jorgebichuetti.blogspot.com

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda