Jornal do Commercio Denuncia Casos de Violência nas Escolas Públicas de Pernambuco.


 Garota, da Escola Estadual Dom Bosco, Casa Amarela, levou surra de colega. Foi o 3º caso em menos de 15 dias.

A falta de segurança em colégios fez outra vítima em menos de uma semana. O caso mais recente ocorreu anteontem na Escola Estadual Dom Bosco, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Uma garota de 13 anos, do 6º ano, foi agredida por uma colega de turma, de 14, no intervalo das aulas. Esse já é o terceiro registro de violência na rede pública de ensino protagonizado por garotas. Temendo novas agressões, a família da vítima prestou queixa na Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) e pediu a transferência dela para outra unidade. O caso foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Um vídeo postado no Youtube pelos alunos mostra cenas da briga da Escola Dom Bosco. A agressora pega a colega pelos cabelos, começa a afrontá-la verbalmente e morde o rosto até ela cair no chão. Caída, a vítima ainda leva vários pontapés e murros. Um grupo de estudantes assiste à confusão, mas não se intromete para tentar apartar as duas.

De acordo com a vítima, a discussão começou por causa de um mal-entendido na sala. “A menina achou que eu estava falando mal dela durante a aula e, na hora do intervalo, foi tirar satisfações”, explicou.

Ela acrescentou que, apesar de estudar na mesma turma, não era amiga da agressora. “Na hora do recreio ela veio para cima de mim, mas não reagi. Fiquei explicando que não ia bater, aí ela puxou meu cabelo e começou a me chutar, morder meu olho”, disse a estudante. Ela foi socorrida e levada por um amigo para a secretaria da unidade de ensino. Posteriormente, a vítima seguiu para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central da capital, para realizar exame de corpo de delito.

Uma das tias da aluna contou que ela sente dores, está com dificuldade para mexer o pescoço e apresenta inchaço na região do rosto onde foi mordida.

O delegado de plantão da GPCA, Antônio de Campos, que registrou a ocorrência, disse que a agressora vai responder por lesão corporal e ameaça. O caso ficará sob responsabilidade do MPPE que irá definir qual medida socioeducativa será aplicada.

O delegado ressaltou, ainda, que a acusada falou que vinha sendo provocada. “Ela disse que as amigas ouviram a vítima falando mal dela, mas não quis revelar nomes nem passou firmeza na afirmação.”

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que a direção da Dom Bosco convocou os pais da agressora para reunião, mas eles ainda não compareceram.

OUTROS CASOS

Na sexta passada, uma estudante de 16 anos do ensino fundamental foi agredida até desmaiar por outra aluna, na Escola Estadual Diário de Pernambuco, no Engenho do Meio, Zona Oeste. Outro caso de violência foi registrado na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, Zona Sul, no dia 16 de maio. Uma garota de 12 anos foi espancada por dez colegas.

Já em Palmares, Mata Sul do Estado, na última segunda, um adolescente de 17 anos foi morto na Escola Municipal José do Rego Maciel.

Fonte: Jornal do Commercio (26/05)

No Response to "Jornal do Commercio Denuncia Casos de Violência nas Escolas Públicas de Pernambuco."

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda