Educação Ambiental: Um Desafio Para a Transformação.

A cada momento que passa, os problemas ambientais passam a ser abordados em diferentes circunstâncias, devido a notável crise ambiental que, infelizmente, vivenciamos nesse século. Os padrões exigidos pelas sociedades globalizadas vem exigindo muita exploração sobre os recursos naturais. É válido ressaltar que, desde 2006, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) os problemas ambientais não estão tão distantes de nós, ou seja, são problemas contemporâneos a sociedade e justamente por isso, é preciso que formularmos respostas estratégicas para esses problemas.

O alerta ambiental, presente no discurso e nas ações das organizações ambientalistas visa uma reconstrução da ética global em relação ao meio ambiente. Sabe-se que os problemas ambientais se configuram em proporções globais e necessita de um grande esforço coletivo para uma nova adequação na forma de relacionamento com o meio ambiente e consequentemente, com a vida.

Várias matérias ja foram publicadas em revistas, Jornais e em sites abordando sobre o problema ambiental no planeta Terra. São inúmeras as reportagens em diversos telejornais que mostra como a poluição vem afetando nossas vidas cotidianamente. Até mesmo no cinema, o alerta ambiental encontrou espaço para conscientizar a população sobre os danos causados pela sociedade ao meio ambiente, por meio de brilhantes documentários.

Entretanto, mesmo com ampla divulgação em diversos meios de comunicação, a convivência entre sociedade e meio ambiente, ainda é, bastante, desarmoniosa. É nessa perspectiva que a questão política e econômica passa a fazer parte do contexto ambiental, uma vez que, são nessas esferas que encontramos fatores como: crescimento demográfico, aumento na concentração de gás carbonico na atmosfera, desmatamento, extinção de espécies, exploração pesqueira, consumo irresponsável dos recursos naturais, ampliação das frotas veiculares que notavelmente influencia na dinâmica planetária, caudando danos que afeta diretamente a vida animal.

São esses apontamentos que tornam a questão ambiental algo muito complexo e que exige a participação de varios atores sociais. Uma vez que, todos esses danos causados a biosfera ao longo dos anos, esta completamente interligado a construção histórica da nossa sociedade de consumo, onde o bem estar social é definido como sinônimo de crescimento econômico.

Ou seja, nosso atual modelo de desenvolvimento coloca uma imensa carga sobre o planeta, e para garantirmos o futuro da civilização humana precisamos agir e pensar no rumo da sustentabilidade. É preciso que a sociedade em geral, tome para si essa responsabilidade de tornar o meio ambiente mais saudável. Precisamos pensar de maneira Socioambiental.

Diante de tudo isso, podemos concluir que a problemática ambiental é um problema que interessa a todos os setores sociais. E a comunidade em si tem a responsabilidade de se enganjar nesse processo de transformações necessárias para uma utilização racional dos recursos naturais.

Nessa conjuntura, podemos concluir que a Educação Ambiental nasce através da necessidade de novas práticas e reflexões sobre o ecossistema em uma concepção mais ampla, e principalmente, além dos conceitos determinados pelas ciências biológicas. É um campo do conhecimento que envolve diferentes abordagens científica. È justamente por isso que o processo de construção da Educação Ambiental se constrói na perspectiva socioambientalista.

Sustentabilidade: Uma Idéia Necessária.

O Momento atual, marcado pelo aparecimento de grandes desastres ambientais, de uma certa forma, vem direcionando a população a vir a ter uma maior sensibilização sobre as multicausalidades que geram os efeitos e as mudanças no ecossistema. E diante disso, a visão antropoêntrica que paira sobre a sociedade, concebendo o ser humano como o centro do mundo e transformador do espaço natural, devido as condições culturais e ao processo de socialização vem perdendo espaço ao longo dos anos, devido aos novos paradígmas socioambientais que os movimentos ambientalistas e ecologistas vieram construindo e conquistando mais espaços ao longo das últimas décadas.

E nessa conjuntura, a palavra chave para avançarmos cada vez mais sobre as mudanças necessárias para uma boa convivência planetária é a sustentabilidade. Ou seja, precisamos propor mudanças positivas para que a idéia de cultura e sociuedade possam dialogar de forma efetiva com meio ambiente e a natureza.

REFLEXÃO:

"Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. Porque se a gente fala apartir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas graças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela."
Manuel de Barros, 2003

UJS Olinda Participa do CONEB, da Bienal e do Encontro Nacional de Grêmios

Em pouco mais de uma semana de atividades, discussões, debates e resoluções, a UJS Olinda conseguiu auxiliar na construção de uma nova plataforma política para os Movimentos Estudantis Secundaristas e Universitários.
O 13º CONEB foi de  fundamental importância para a consolidação e renovação de uma plaaforma de lutas para um maior desenvolvimento da educação nacional através de mais investimentos, estruturação dos espaços acadêmicos e valorização dos profissionais de educação no Brasil.
Foram discutidas pautas importantes como a contribuição e a necessidade da ampliação do ProUni, uma maior acessibilidade às universidades federais além da luta pelo novo PNE, prevê melhorias de grande signicância para a educação no decênio que se inicia.
Também conseguimos aprovar a jornada de lutas de 2011 que invadirá com milhares de estudantes as principais cidades do Brasil na luta contra o veto presidencial ao investimento dos 50% do fundo social do pré-sal e de 10% do PIB em educação.
Simultaneamente ao CONEB da UNE tivemos o primeiro Encontro Nacional de Grêmios para discussão de lutas como a ampliação de grêmios em todo o Brasil, discussão a respeito da lei do grêmio livre, passe livre estudantil e muitas outras formas de administração e construção de grêmios. A idéia de fortalecer os grêmios das escolas brasileiras levou estudantes de todas as regiões do país e, é claro com participação da UJS Olinda em várias pautas de discussão.
Como fechamento de tudo isso o Rio de Janeiro foi palco para o maior festival estudantil da América Latina. A bienal de Cultura, Arte, Ciência e Tecnologia da UNE em uma edição histórica trouxe o samba nos mais diversos aspectos para ser discutido, apresentado e apreciado por mais de 10 mil estudantes do Brasil e do exterior. O fortalecimento da cultura brasileira através da bandeira do samba mostrou o quanto a UNE consegue consegue ampliar suas bandeiras de lutas e pautas de discussão a cada dia.

Transformar o Sonho em Realidade


Durante o fechamento da bienal, a União da Juventude Socialista lançou o movimento que lutará por uma UNE cada vez mais ampla e democrática. o movimento da Unidade vai Nascer a Novidade deu lugar ao movimento Transformar Sonho em Realidade, inspirado em uma letra do samba da mocidade independente de Pe. Miguel traz a expectativa para o congresso da UNE onde novamente milheres de estudantes trarão as principais discussões sobre educação no Brasil novamente em pauta, fortalecendo o movimento estudantil em nosso país.

UJS-Olinda: Rumo ao CONEB e BIENAL da UNE


Na última Quinta Feira (13/01/2011) os diretores da União da Juventude Socialista- Olinda, Matheus Lins, Wellington Lima, Hugo Fulco,  Ariadne e Ellis Regina seguiram com vários jovens estudantes, rumo ao Rio de Janeiro para participar do CONEB - Conselho de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes - UNE.

O evento irá reunir várias entidades estudantis (DCEs, DAs e CAs) para a realização de um grande debate sobre os rumos das políticas educacionais destinadas ao ensino superior no país, além disso, cabe ao conselho, a tarefa de convocar o próximo Congresso da UNE, que também será esse ano. E diante disso, os dirigentes da UJS-Olinda assumem uma grande responsabilidade de orientar politicamente os vários estudantes universitários que participarão do evento.

Após o CONEB, os estudantes permaneceram no Rio de Janeiro, para participarem da Bienal de Cultura da UNE. Evento que reúne o maior número de estudantes do país, devido a uma programação cultural de alta qualidade, além dos debates, oficinas e mostra de trabalhos científicos.

Vai Surgir Uma Nova Orla em Olinda

Foi Assinada hoje a ordem de serviços para uma das maiores obras da cidade de Olinda. o documento oficializa o projeto de revitalização da orla de Olinda. Ao todo, serão quase 3 km de obras, beneficiando as praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. O investimento está orçado em cerca de 23 milhões de reais, sendo este uma das maiores obras da história da cidade.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu na praia de Casa Caiada nesta sexta-feira (07/01) e contou com a presença do prefeito de Olinda Renildo Calheiros, do governador Eduardo Campos, de vereadores de Olinda entre outras autoridades.
A União da Juventude Socialista esteve presente no ato prestigiando a grande ação da prefeitura da cidade e do governo do estado.
A previsão de término da obra é novembro de 2011.

Vigilância Acha Baratas e Ratos e Fecha Atacadão.

FONTE: Jornal do Commercio - Publicado em 06.01.2011


Supermercado na Avenida Pan-Nordestina, em Olinda, já havia sido notificado em março do ano passado. Agora terá de pagar multa de R$ 500 mil e só será reaberto depois de regularizar situação

O supermercado Atacadão, na Avenida Pan-Nordestina, em Olinda, Grande Recife, foi fechado, na manhã de ontem, pela Vigilância Sanitária do município. O estabelecimento já havia sido notificado e multado em março de 2010 e, depois de denúncias de clientes, fiscais interditaram a unidade. Eles encontraram diversas irregularidades no estabelecimento, a principal foi a presença de roedores e baratas no depósito e no local da recepção dos produtos.
Funcionários da Vigilância Sanitária chegaram ao local, antes das 7h, quando o Atacadão ainda estava fechado. Eles constataram que o estabelecimento não possuía o comprovante de que havia feito a desratização.

De acordo com a Gerente da Vigilância Sanitária de Olinda, Adriana Figueiredo, as inspeções no local já eram rotina. Só no ano passado foram realizadas 11 vistorias. No segundo semestre, o número de denúncias aumentou. “Vez ou outra chegam reclamações sobre as más condições de certas mercadorias do Atacadão, como frangos e carnes com odor e cor alterados. Quando isso ocorreu, notificamos o supermercado, advertimos a gerência, mas nenhuma atitude foi tomada para regularizar a situação. Os donos não seguiram as determinações da Vigilância Sanitária, agora eles são reincidentes nas infrações, por isso a única medida cabível foi fechar o local”, disse Adriana Figueiredo.

Durante a interdição houve tumulto entre os clientes, que sem saber o que estava acontecendo queriam entrar no supermercado. Mas a confusão foi rapidamente controlada. No local, algumas pessoas estavam indignadas com as péssimas condições de higiene e limpeza do supermercado e outras afirmaram já ter visto ratos passando próximo a mercadorias. Como é o caso do comerciante Ademir Lourenço de Lima. No dia 1º ele estava na fila do caixa com a filha quando viu ratos e baratas passando por cima de alguns produtos. “É uma situação absurda, um descaso dos responsáveis pelo local que comercializa alimentos”, afirmou Ademir.

O estabelecimento só será reaberto depois que situação for regularizada. Além disso, vai pagar uma multa de R$ 500 mil. Essa já é a segunda multa da empresa. Da primeira vez, a unidade foi multada em R$ 20 mil. Segundo Adriana Figueiredo, o Atacadão teria apresentado o controle químico requisitado pelo órgão, mas não havia realizado uma série de medidas preventivas consideradas necessárias para o funcionamento do estabelecimento.

Ainda não há prazo para a reabertura da unidade. Ontem à tarde fiscais da Vigilância Sanitária se reuniram com representantes do estabelecimento para reforçar que a unidade só será reaberta após cumprir todas as exigências.

Nenhum representante do supermercado foi localizado para falar sobre o assunto.

 

Perspectivas e Objetivos do 1º Encontro Nacional de Grêmios


Dos dias 15 a 18 de Janeiro de 2011  a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) estará promovendo o primeiro ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS que acontecerá junto ao CONEB e a Bienal de Arte, Cultura e Ciência da UNE no Rio de Janeiro.
Com o evento, a UBES pretende, entre outras coisas, formar uma nova plataforma de lutas para o momento que o Brasil passa além de formar os representantes a respeito de toda a estrutura organizativa de um grêmio estudantil.
Com o a era Lula o Brasil avançou de maneira mais que significativa no que diz respeito a investimentos em educação básica. Ampliação e reestruturação das escolas técnicas federais, instituição do fundo nacional de desenvolvimento da educação básica e valorização dos profissionais (FUNDEB), fortalecimento do readequação do ENEM e criação do ProUni são alguns dos projetos que ajudaram a alavancar o desenvolvimento da educação brasileira. Agora com o governo Dilma é necessário novas discussões sobre melhorias da educação básica, fortalecendo e criando novas bandeiras de luta para o movimento estudantil.
Temas como uma ampliação ainda maior das escolas técnicas, conversão de 100% das escolas públicas de ensino médio em escolas de ensino integral, abertura de novos cursos de capacitação e profissionalização de jovens, investimento de 50% do fundo social do pré-sal em educação e inicialização do novo PDE estarão em pauta para o movimento estudantil nos próximos anos, e o encontro nacional de grêmios é a oportunidade perfeita de discutir tais pontos com os estudantes.
O encontro trabalhará também com debates sobre sobre cultura, ciência, meio ambiente, entre outros. 
Os grêmios credenciados poderão obter informações sobre o encontro através do site www.une.org.br.

O Que a Juventude Deve Esperar do Governo DIlma?

Sábado, começamos o ano de 2011 acompanhando um momento histórico, saudoso e importante da história do Brasil; "Tem fim o mandato do maior presidente da história de nosso país e inicia-se o governo da primeira mulher a chefiar nosso Estado." Mas na verdade, o que isso significa especificamente para as diversas camadas da sociedade brasileira? E para a juventude, o que se pode esperar do governo Dima? 
Durante os oito anos de governo Lula vimos ampliações significativas nas chamadas políticas públicas de juventude. Os jovens brasileiros nunca foram tão ouvidos e atendidos por um presidente. Lutas históricas como ampliação, reestruturação e interiorização das universidades federais, melhoria dos IFET's, um investimento maior no ensino básico, programa de bolsa e financiamento estudantil foram atendidos; as conferências, conselhos e secretarias de juventude vieram pra ouvir as necessidades reais dos jovens brasileiros; uma briga pela diminuição da violência contra a juventude e outros pontos foram atendidas por Lula e auxiliaram bastante o avanço da luta juvenil, gerando novas idéias, novas reinvindicações e novos planos de futuro. Agora com Dilma, um novo momento se inicia e com ele novas perspectivas construidas pela a juventude de todo o Brasil.
Em seu primeiro discurso como presidente empossada, Dilma prometeu atenção com a educação, melhoria do sistema único de saúde e enfretamento ao crack, problemas que atingem de forma acentuada a juventude brasileira. Entretanto outros pontos também deverão ser tratados nos próximos quatro anos.
Um dos pontos importantes a ser discutido nesse período é a sanção do Estatuto da Juventude que já tramita há algum tempo no congresso e traz melhorias importantes como transporte interestadual e intermunicipal e meia entrada em eventos de esporte, cultura e lazer podem colaborar diretamente para a mehoria da condição de vida dos jovens. 
No campo da educação temos a importância da ampliação do ProUni, um maior investimento em ciência e tecnólogia, criação de novas escolas técnicas federais, além de por em prática o novo plano nacional de educação para que possamos ter escolas mais estruturadas, profissionais valorizados e uma quantidade cada vez maior de alunos em sala de aula.
Assim, a década começa com um desafio imenso para o novo governo que se inicia, mas se depender da boa vontade e preparo da presidente e do poder de mobilização e discussão da juventude, conseguiremos ter um Brasil com maiores possibilidades para aqueles que impulsionaram o Brasil ao desenvolvimento.


Por: Wellington Lima

Desarme o coração

De cada dois jovens
Que morrem no país
Um é por violência
De um ato infeliz
São bandidos armados
Atiram pra todo lado
Matam sempre por um triz 

 
A favor do estatuto
Para o desarmamento
Existem várias lutas
Para o fim do tormento
Às armas são contra
Mas ainda se encontra
Os a favor do invento


Por qualquer motivo
Há gente a matar
Não tem nada a perder
Ou com que se preocupar
Consegue arma ilegal
E causa dano letal
Nas ruas a infernizar


A revolta é grande
Da nossa população
Que vive com medo
Sem nenhuma proteção
Acha melhor desarmar
Para o sossego voltar
Mas é preciso união


União de nosso povo
Pra conseguir erigir
Um ato grandioso
E enfim repercutir
O descaso existente
Solução é urgente
Pra violência coibir


O Comitê Nacional
Contra tal violência
Junto da população
Cria certa providência
Faz marcha pelo Brasil
Luta contra o ato vil
Tem muita pertinência


E defende as vítimas
Que sofreram violação
Na busca de justiça
Estão lá de prontidão
E agora vão lutar
Para tentar alcançar
Uma boa votação


Para o desarmamento
Serviu a votação
Pois do jeito que está
Não há mais condição
A violência a reinar
E bandido a ganhar
Cada vez mais posição


Segundo a Organização
Das Nações Unidas
O Brasil é campeão
Em crimes homicidas
Com armas de fogo
Quando finda o afogo?
É a questão proferida


Foram 45 mil
Só no ano passado
As mortes por armas
Em casos delatados
O medo é constante
No Rio, Belo Horizonte
No Brasil, por todo lado


160 mil armas
Brasília tem registrado
E quase o dobro disso
É ilegalizado
É arma a dá com pau
O resultado é letal
Se não for solucionado


E agora o problema
Não é apenas social
É também econômico
Pois já não há hospital
Para tanta internação
Há gente em prontidão
A angústia é geral


Só aqui em Brasília
São mais de 30%
De ocorrência por armas
É muito atendimento
E muita bala atirada
Por aí desgovernada
É a crise do momento


O Ministério Público
Do Distrito Federal
Diz que uma bala custa
Pouco menos de 1 real
Mas R$250
A vítima ostenta
Na diária do hospital


A violência é reflexo
Da falta de educação
De saúde e moradia
Trabalho pro cidadão
Desarmar é importante
No entanto é relevante
Mais de uma solução


Pros sem educação
Não há valores a dar
A maldade é forma
De um poder alcançar
E ganhar fácil dinheiro
Pois o país inteiro
Quer a vida melhorar


Pois não falo daqueles
Ruins de natureza
Que fazem atrocidades
E matam com destreza
Pra esses não há lugar
Prisão deve ser o lar
Dentro d'uma fortaleza


O estatuto proíbe
Civil andar armado
Mas todos os policiais
Continuam liberados
E os tais criminosos
Que ainda revoltosos
Atiram pra todo lado?


Crime inafiançável
É o porte ilegal
Vai direto pra cadeia
O lugar mais infernal
Onde só há destemidos
Os guardas e bandidos
Vendem armas no local


Os que forem detidos
Com arma registrada
Só pagarão fiança
Tendo a arma liberada
Esse é o menor problema
Quero ver o esquema
Pra cuidar do marginal


E todos aqueles civis
Que podem armas portar
Devem tê-las em casa
Sem tirá-las do lugar
Pra armas de brinquedo
Também não há folguedo
Não poderá fabricar


E como controlar
Os policiais que matam?
São piores que ladrão
E armas eles fraudam
Sempre abusam do poder
Vivem a se favorecer
Do cargo que ganham


Violência é comandada
Por gente até da prisão
Que organiza os crimes
E estipula toda ação
A polícia não faz nada
Tem alguma coisa errada
Dentro dessa confusão


São esses policiais
Que vão cuidar da gente
É mesmo preocupante?
Cadê gente competente
Que garantia vamos ter
Quem vai nos proteger?
Serão os delinqüentes?


Os agentes federais
Muito comprometidos
Mostram que policial
Também virou bandido
E o Governo mostrou
Que nosso país virou
Um caos bem-sucedido


O Estatuto só vale
Se de fato acabar
Com tráfico ilegal
A violência controlar
Mesmo com desarmamento
Bandido não tem lamento
Armas ainda vai usar


Os defensores querem
Os cartucho numerar
Só assim o tráfico
É possível desvendar
É também a solução
Pra diminuir corrupção
Da polícia a matar


Preocupação com armas
É problema mundial
Tá havendo proposta:
Desarmamento global
Diz a ong Anistia:
- A questão é primazia
Pra ter paz universal


Mas no caso do Brasil
Violência é reluzente
Com ou sem desarmamento
Solução é urgente
O caos está reinando
E o mal proliferando
Na mente dessa gente



Proteção rico detém
A paz no coração
É preciso incentivar
A justiça de direitos
Para todos buscar
Só mesmo desse jeito
Ao ajustar os defeitos
A fumaça vai baixar


Isabel de Assis Fonseca,  12/8/2006.

Praia do Flamengo 132.

Hasta Siempre, Comandante Lula.

"Se o comandante é o equilíbrio da carruagem do Estado. Se este equilíbrio estiver bem colocado, a carruagem, isto é, a nação será poderosa; se o equilíbrio estiver defeituoso, a nação, certamente, será fraca." (Sun Tzu).

Uma nação vencedora é aquela que o povo segue em harmonia com as idéias de seu governante. E de fato, durante os últimos anos, o povo brasileiro assistiu uma brilhante história de crescimento econômico, de desenvolvimento social e de fortalecimento do Estado democrático. E Visto essas tantas conquistas e avanços concretizados, que a população brasileira, durante os últimos dias de governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, manifestaram de diversas formas, uma grande gratidão a tudo que presidente pode proporcionar ao povo brasileiro, durante os seus 8 anos de governo.

Segundo uma passagem contida no livro, Arte da Guerra, escrito por Sun Tzu, quando as visões do povo estão de acordo com as idéias do seu governante, a nação torna-se mais forte e preparada para superar diversos obstáculos. E efetivamente, tanto as ideias políticas, quanto as estratégias militares retratadas no citado livro, proporciona uma boa reflexão sobre a vitória de qualquer nação sobre possíveis problemáticas. Diante disso, seguindo os ensinamentos do conhecimento oriental, podemos fazer, então, analogias, bastante coerentes. com as medidas adotadas por Lula na condução política do Brasil, desde o seu primeiro governo até ao patamar que o país se encontra cotidianamente.

Na condução da vida pública, o Brasil atravessou por notórios avanços políticos, diferente de outros tempos, as relações instituicionais, entre o Estado brasileiro com partidos políticos, organizações e movimentos sociais tiveram uma singular evolução e consequentemente, a população ganhou cada vez mais. Um bom governante, não afasta seus opositores e sim, procura conquistá-los, a ponto de tratá-los melhor ou igual aos seus próprios aliados. Uma vez que, quanto maior a hostilidade entre forças políticas, menor serão os avanços sociais. E foi justamente por essa conduta, que Lula deixa ao povo brasileiro essa enorme lição.

E foi dessa maneira, conquistando a cada dia, aqueles que se manifestavam de forma cética em relação a sua forma de governar. Assim, Luís Inácio Lula da Silva foi construíndo um novo Brasil, com justiça e igualdade social. E o mais relevante, foi que a vitória do povo brasileiro, não veio pelas mãos de grandes economistas, sociólogos, empresários ou militares. E sim, chegou, graças a coragem de um operário nordestino, que historicamente, teria tudo para ser mais um cidadão excluído.

E nesse contexto, deixo a minha homenagem ao presidente Lula, que fez do Brasil, uma nação forte, soberana, respeitada internacionalmente e sobretudo, um país que foi governado por um operário que troxe dignidade e esperança a milhões de brasileiros.

Dilma é Empossada em Brasília

Tomou posse neste sábado (01/01/11) a primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil. Com uma cerimônia que durou aproximadamente cinco horas, Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer assumiram o poder executivo do Brasil até o fim de 2014.
A cerimônia começou no congresso onde uma mesa presidida pelo presidente do senado José Sarney e representantes dos três poderes recebeu a presidente e seu vice para leitura do juramento constitucional e assinatura dos mesmos na ata de posse.
Em seu primeiro discurso após a posse, ainda na câmara, Dilma falou por aproximadamente 40 minutos, onde agradeceu ao ex-presidente Lula por seu apoio e contribuição ao povo brasileiro, ao ex vice-presidente José de Alencar, onde ressaltou sua garra e história de vida e compromisso e a sua família, que foi a mola emocional que ajudou a presidente a vencer as eleições.
Dilma também falou em melhoria dos serviços básicos para a população.
Na economia e geração de empregos a presidente prometeu ajudar desde as microempresas locais até as grandes indústrias; e da agricultura familiar ao agronegócio, para que o Brasil possa crescer de maneira mais igualitária e humana.
 Na educação Dilma prometeu ampliar as vagas no ensino infantil e médio; ampliar as vagas do ProUni, melhorar a qualidade de ensino em todo o país, aumentar o investimento nas instituições federais e uma valorização maior dos profissionais de educação, que a mesma vê como AUTORIDADE dentro do processo educacional.
Na saúde ter uma maior atenção ao sistema único de saúde (SUS) através de políticas de prevenção e promoção da saúde.
Na segurança prometeu um maior investimento nos serviços de inteligência, combate as drogas, em especial ao crack que aterroriza milhares de famílias e o combate a violência desde a familiar até às ruas.
Além disso Dilma afirmou o compromisso com o desenvolvimento tecnológico, científico, cultural, artístico, preservação do meio ambiente e erradicação da miséria no Brasil.
Dilma afirmou no final do discurso que iria preservar a liberdade de imprensa, a democracia e que não iria guardar rancor nem perseguir seus opositores, afirmando que, ela será a presidente de TODOS os brasileiros.
Após a cerimônia no congresso a presidente seguiu para o palácio do planalto, onde o presidente Lula aguardava para a tradicional entrega da faixa presidencial. Lula desceu a rampa do palácio acompanhado por Dilma e foi agradecer pessoalmente ao povo que se encontrara no outro lado da avenida, quebrando o protocolo e mostrando uma humildade e carinho sem igual pelo povo brasileiro.
Dilma ainda empossou também os seus ministros, escolhidos durante o período de transição.
Com o fim da cerimônia no planalto, Dilma e seu vice seguiram para um coquetel para algumas autoridades nacionais e internacionais no Itamarati.
Com esse momento único na história política brasileira, ficamos com a certeza de que inicia-se um período de ampliação do desenvolvimento, da soberania e de diminuição das desigualdades em nosso país, trazendo ao povo brasileiro o orgulho enorme de fazer parte de uma nação mais justa e humana com toda a sociedade.
Muitas lutas virão, mais o triunfo será ainda maior do que os desafios a serem superados.
AGORA É DILMA!

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda