UJS Olinda Participa do CONEB, da Bienal e do Encontro Nacional de Grêmios

Em pouco mais de uma semana de atividades, discussões, debates e resoluções, a UJS Olinda conseguiu auxiliar na construção de uma nova plataforma política para os Movimentos Estudantis Secundaristas e Universitários.
O 13º CONEB foi de  fundamental importância para a consolidação e renovação de uma plaaforma de lutas para um maior desenvolvimento da educação nacional através de mais investimentos, estruturação dos espaços acadêmicos e valorização dos profissionais de educação no Brasil.
Foram discutidas pautas importantes como a contribuição e a necessidade da ampliação do ProUni, uma maior acessibilidade às universidades federais além da luta pelo novo PNE, prevê melhorias de grande signicância para a educação no decênio que se inicia.
Também conseguimos aprovar a jornada de lutas de 2011 que invadirá com milhares de estudantes as principais cidades do Brasil na luta contra o veto presidencial ao investimento dos 50% do fundo social do pré-sal e de 10% do PIB em educação.
Simultaneamente ao CONEB da UNE tivemos o primeiro Encontro Nacional de Grêmios para discussão de lutas como a ampliação de grêmios em todo o Brasil, discussão a respeito da lei do grêmio livre, passe livre estudantil e muitas outras formas de administração e construção de grêmios. A idéia de fortalecer os grêmios das escolas brasileiras levou estudantes de todas as regiões do país e, é claro com participação da UJS Olinda em várias pautas de discussão.
Como fechamento de tudo isso o Rio de Janeiro foi palco para o maior festival estudantil da América Latina. A bienal de Cultura, Arte, Ciência e Tecnologia da UNE em uma edição histórica trouxe o samba nos mais diversos aspectos para ser discutido, apresentado e apreciado por mais de 10 mil estudantes do Brasil e do exterior. O fortalecimento da cultura brasileira através da bandeira do samba mostrou o quanto a UNE consegue consegue ampliar suas bandeiras de lutas e pautas de discussão a cada dia.

Transformar o Sonho em Realidade


Durante o fechamento da bienal, a União da Juventude Socialista lançou o movimento que lutará por uma UNE cada vez mais ampla e democrática. o movimento da Unidade vai Nascer a Novidade deu lugar ao movimento Transformar Sonho em Realidade, inspirado em uma letra do samba da mocidade independente de Pe. Miguel traz a expectativa para o congresso da UNE onde novamente milheres de estudantes trarão as principais discussões sobre educação no Brasil novamente em pauta, fortalecendo o movimento estudantil em nosso país.

No Response to "UJS Olinda Participa do CONEB, da Bienal e do Encontro Nacional de Grêmios"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda