Educação Ambiental: Um Desafio Para a Transformação.

A cada momento que passa, os problemas ambientais passam a ser abordados em diferentes circunstâncias, devido a notável crise ambiental que, infelizmente, vivenciamos nesse século. Os padrões exigidos pelas sociedades globalizadas vem exigindo muita exploração sobre os recursos naturais. É válido ressaltar que, desde 2006, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) os problemas ambientais não estão tão distantes de nós, ou seja, são problemas contemporâneos a sociedade e justamente por isso, é preciso que formularmos respostas estratégicas para esses problemas.

O alerta ambiental, presente no discurso e nas ações das organizações ambientalistas visa uma reconstrução da ética global em relação ao meio ambiente. Sabe-se que os problemas ambientais se configuram em proporções globais e necessita de um grande esforço coletivo para uma nova adequação na forma de relacionamento com o meio ambiente e consequentemente, com a vida.

Várias matérias ja foram publicadas em revistas, Jornais e em sites abordando sobre o problema ambiental no planeta Terra. São inúmeras as reportagens em diversos telejornais que mostra como a poluição vem afetando nossas vidas cotidianamente. Até mesmo no cinema, o alerta ambiental encontrou espaço para conscientizar a população sobre os danos causados pela sociedade ao meio ambiente, por meio de brilhantes documentários.

Entretanto, mesmo com ampla divulgação em diversos meios de comunicação, a convivência entre sociedade e meio ambiente, ainda é, bastante, desarmoniosa. É nessa perspectiva que a questão política e econômica passa a fazer parte do contexto ambiental, uma vez que, são nessas esferas que encontramos fatores como: crescimento demográfico, aumento na concentração de gás carbonico na atmosfera, desmatamento, extinção de espécies, exploração pesqueira, consumo irresponsável dos recursos naturais, ampliação das frotas veiculares que notavelmente influencia na dinâmica planetária, caudando danos que afeta diretamente a vida animal.

São esses apontamentos que tornam a questão ambiental algo muito complexo e que exige a participação de varios atores sociais. Uma vez que, todos esses danos causados a biosfera ao longo dos anos, esta completamente interligado a construção histórica da nossa sociedade de consumo, onde o bem estar social é definido como sinônimo de crescimento econômico.

Ou seja, nosso atual modelo de desenvolvimento coloca uma imensa carga sobre o planeta, e para garantirmos o futuro da civilização humana precisamos agir e pensar no rumo da sustentabilidade. É preciso que a sociedade em geral, tome para si essa responsabilidade de tornar o meio ambiente mais saudável. Precisamos pensar de maneira Socioambiental.

Diante de tudo isso, podemos concluir que a problemática ambiental é um problema que interessa a todos os setores sociais. E a comunidade em si tem a responsabilidade de se enganjar nesse processo de transformações necessárias para uma utilização racional dos recursos naturais.

Nessa conjuntura, podemos concluir que a Educação Ambiental nasce através da necessidade de novas práticas e reflexões sobre o ecossistema em uma concepção mais ampla, e principalmente, além dos conceitos determinados pelas ciências biológicas. É um campo do conhecimento que envolve diferentes abordagens científica. È justamente por isso que o processo de construção da Educação Ambiental se constrói na perspectiva socioambientalista.

Sustentabilidade: Uma Idéia Necessária.

O Momento atual, marcado pelo aparecimento de grandes desastres ambientais, de uma certa forma, vem direcionando a população a vir a ter uma maior sensibilização sobre as multicausalidades que geram os efeitos e as mudanças no ecossistema. E diante disso, a visão antropoêntrica que paira sobre a sociedade, concebendo o ser humano como o centro do mundo e transformador do espaço natural, devido as condições culturais e ao processo de socialização vem perdendo espaço ao longo dos anos, devido aos novos paradígmas socioambientais que os movimentos ambientalistas e ecologistas vieram construindo e conquistando mais espaços ao longo das últimas décadas.

E nessa conjuntura, a palavra chave para avançarmos cada vez mais sobre as mudanças necessárias para uma boa convivência planetária é a sustentabilidade. Ou seja, precisamos propor mudanças positivas para que a idéia de cultura e sociuedade possam dialogar de forma efetiva com meio ambiente e a natureza.

REFLEXÃO:

"Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. Porque se a gente fala apartir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas graças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela."
Manuel de Barros, 2003

No Response to "Educação Ambiental: Um Desafio Para a Transformação."

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda