Nota aos Estudantes


Ir às ruas protestar é ato legítimo e digno de todo respeito e admiração. E é absurdo criticar ou reprimir tal direito. As ruas ao povo pertence! No entanto, essa é apenas uma das muitas formas que se tem de travar uma discussão em torno de algo. O papel dos movimentos sociais não é o de exigir tão somente, e tampouco de fazer a crítica pela crítica, de ocupar as ruas por ocupar. Os movimentos sociais tem responsabilidade com os rumos que deve tomar o estado e o país, a postura deve ser acima de tudo a de proposição.

É irresponsabilidade ignorar os canais de diálogo. A UNE, UEP, UMES e outras representações estudantis cumpriram responsavalmente o papel que lhes foi dado de defender os direitos e propor caminhos. Ontem, o governador recebeu os estudantes que ao contrário do que tentam passar, foram cobrar retratação pelos atos de violência e apresentar uma carta aberta com 15 proposições que abrange a problemática do transporte público (que ao contrário do que se tem pautado em alguns fóruns, vai  muito além do valor da passagem cobrada). 

Ontem os estudantes ouviram do governador um pedido de desculpas e o compromisso de apurar e punir os excessos, ontem os estudantes conseguiram que o estado se comprometesse a rever a participação e atuação do conselho , que atualmente não cumpre o papel que deveria. Audiências públicas serão convocadas para discutir com a população a questão do transporte público, da mobilidade urbana, e é conquista da comissão de 27 estudantes que hoje estão sendo chamados de traidores nas redes sociais. 

Traição é se eximir da responsabilidade de construir! A luta continua, a pauta não foi esgotada e os 15 pontos apresentados são bandeiras de luta dessas entidades. Ontem ficou provado que o diálogo vale à pena, e é dessa forma que a política não se faz pequena!


Por Iana Paula - Diretora de Finanças da UEP.

No Response to "Nota aos Estudantes"

| Convertido para o Blog da UJS-Olinda